Trade automatizado na BOVESPA

A chegada do trade automatizado no Brasil

Recentemente o mercado brasileiro de bolsa de valores “BOVESPA” tem evoluído rapidamente, dentre todas as melhorias que vem acontecendo um grande destaque é a vinda de plataformas de trade automatizado, em especial a campeã mundial de usuários o famoso Metatrader 5.

Essa nova cultura, o auto trading, sem dúvida nenhuma a chegou para ficar e já temos diversos traders adotando o trade automatizado como sua filosofia principal de trading.

Caso você tenha interesse em saber mais sobre o metatrader 5, temos um tutorial que pode te ajudar a dar os primeiros passos nesta plataforma.

Basta estar logado no site e esse curso é disponibilizado gratuitamente para você.

Auto trading

Como os algoritmos de trading estão modificando nosso mercado

Com a chegada do auto trading no Brasil, nossa querida BOVESPA vem sofrendo algumas modificações no comportamento dos ativos operados e também nas oportunidades criadas para gerar lucro a partir das oscilações da bolsa de valores. Segue abaixo uma lista de modificações que ficam mais nítidas com o crescimento do trade automatizado:

  1. Maior liquidez nos principais ativos da BOVESPA como Petrobras, Vale, Itau entre outros.
  2. Maior velocidade no fechamento de janelas de oportunidade de trading, como bons rompimentos e arbitragens estatísticas.
  3. Aumento drástico de pessoas físicas como médicos e engenheiros utilizando robôs investidores em módulos de day-trading enquanto mantem suas atividades profissionais normalmente.
  4. Modificação no comportamento dos principais ativos do mercado, formação de figuras gráficas que antigamente só apareciam no mercado americano, são figuras que indicam a utilização de algoritmos de financeiros se aproveitando da volatilidade atual do mercado.

Exemplo de figura de mercado gerada por algoritmos financeiros:

algoritmos de trading 2

Como entrar no mundo do auto trading brasileiro

Uma das principais perguntas que são feitas a mim é.

Como posso fazer para iniciar no mundo do auto trading e me tornar um trader automatizado?

Vou te passar 5 passos que podem te ajudar rapidamente a entrar no mundo do trading automatizado:

  1. Deve-se ter uma conta aberta em uma das corretoras brasileiras que disponibilizam plataformas de auto trading, até o momento deste artigo as corretoras que disponibilizam o metatrader 5 para seus clientes pessoa física são a XP investimentos e a Rico corretora.
  2. Após escolher uma corretora e ter sua conta aberta, é necessário falar com seu assessor de investimentos e solicitar seu login e senha.
  3. Aprenda o básico de para utilizar a plataforma, na área de cursos e blog do site existem materiais que podem te ajudar a dominar rapidamente o uso da plataforma.
  4. Essa playlist pode te ajudar

  5. Escolha um robô investidor e comece a operar em conta demo.
  6. Quando se sentir confiante inicie as operações nas suas contas reais.

Conclusão

O mercado brasileiro está se modificando de forma rápida e muitas oportunidades de auto trading estão surgindo, principalmente para pessoas físicas. Fique atento você pode se tornar um trader automatizado e melhorar bastante a forma como faz investimentos.

Gostou deste artigo, deixe seu comentário 🙂

Um grande abraço a todos.

Rafael Zimmermann

Deixe uma resposta