Oque é Hedge?

  • Em finanças, chama-se cobertura(hedge, em inglês) ao instrumento que visa a proteger operações financeiras contra o riscode grandes variações de preço de um determinado ativo.
  • Fonte: Wikipedia

Diferença entre Hedge e Especulação

Esse ponto é importantíssimo, Hedge não visa lucro, é uma forma de proteção. Esses dias estava conversando com um cliente e explicando a estratégia de hedge para ele, então surgiu uma duvida.

Fabrício : Mas Rafael esse negocio de hedge não é tão seguro assim, porque eu fiquei sabendo que a uns anos atrás a Sadia faliu fazendo Hedge no mercado de dólar, oque você tem para me dizer sobre isso?

Rafael: Na verdade Fabrício poucas pessoas sabem, mas oque a Sadia estava fazendo não era Hedge, ela estava especulando na venda do mercado de dólar futuro e dizendo que estava fazendo Hedge. Vamos recapitular a situação.

Por exemplo, usando valores fictícios, enquanto a Sadia tinha 100 mil dólares expostos em importação ela vendia 500 mil dólares no mercado futuro. Quando vc vende exatamente o valor de sua exposição no mercado você estra fazendo Hedge (proteção), a partir do momento que você aumenta sua exposição na venda para um valor maior do que você deveria proteger, você esta especulando no mercado.

O MAXIMO QUE ELES PODERIAM VENDER NO MERCADO FUTURO ERA 100 MIL, PORQUE ESSA ERA A SUA EXPOSIÇÃO EM EXPORTAÇÕES.

A SADIA QUEBROU PORQUE ESTAVA ESPECULANDO E ALAVANCANDO, NÃO PORQUE ESTAVA FAZENDO HEDGE.

Exemplo para o mercado de milho

Vamos dar um exemplo de Hedge de um produtor de milho, historicamente falando acredito que esse Hedge agrícola tenha sido uns dos primeiros a acontecer.

Vamos imaginar que um agricultor de milho faça um calculo no inicio de sua plantação e chegue a conclusão que para não ter prejuízo ao final da colheita ele deve vender cada saca de milho ao valor de 25 reais.

Ele também percebe no momento de sua plantação que o preço do milho no mercado futuro esta no valor de 30 reais.

Percebam, qual é um dos principais riscos que ele tem, após a sua colheita o preço do milho estar cotado abaixo de 25 reais e assim ele terá prejuízo. O que ele pode fazer para tentar se proteger deste risco?

Ele pode vender as suas sacas de milho a 30 reais no inicio da plantação, assim ele trava o valor de venda das sacas em 30 reais e mesmo que no momento da colheita o valor do milho esteja abaixo de 25 reais, para ele não tem problema pois o valor de sua saca foi travado em 30 reais no mercado futuro no inicio da plantação.

Ou seja no momento da plantação ele ja havia vendido seu milho no mercado futuro, assim se protegendo das oscilações do milho durante o período da plantação até a colheita.

A PALAVRA CHAVE AQUI É VENDA DE RISCO.

Exemplo para o mercado de ações

Agora vou dar um exemplo para uma carteira de ações no valor de 100 mil reais, nesse caso quando quisermos nos proteger de uma possível queda do mercado temos duas opções.

  1. Você pode vender a sua carteira de ações.
  2. Você pode vender o volume financeiro no mercado futuro, mais precisamente no índice futuro.

A primeira opção tem diversas desvantagens, vou citar algumas delas agora:

  • Custos de corretagem e emolumentos
  • Custos de imposto de renda para vendas acima de 20 mil reais em um mês
  • Liquides menor dos ativos da carteira comparados com o índice futuro

A segunda opção tem uma serie de vantagens sobre a primeira

  • Custos de corretagem e emolumentos mais baratos
  • Não tens imposto de renda sobre os lucros da sua carteira de ações
  • Transformação da carteira de ações em uma pseudo renda fixa
  • Forte liquidez do índice futuro em relação a ativos da Bovespa
  • Uso de margem da carteira de ações para fazer o Hedge

Vamos imaginar que você possui uma carteira de 100 mil reais de Bova11, basicamente a única coisa que você precisa fazer para iniciar o Hedge é vender 100 mil reais de índice futuro, vou tratar esse procedimento em maiores detalhes no decorrer do artigo.

Como funciona minha estrategia

Filosofia da estratégia
  • O mercado é comprador a longo prazo, Buy and Hold.
  • Mercados Eficientes.
  • Crises são as maiores oportunidades do mercado.
  • Aumento de posição acumulando ações usando uma proteção contra crises.
Técnica usada pela estratégia
  • Comprado em uma carteira de ações (BOVA11)
  • Utilização da MM9 para fazer Hedge com o índice futuro.
  • Aumento do numero de ações utilizando ganhos obtidos no Hedge.

O mercado é comprador a longo prazo, Buy and Hold:

O mercado é feito de longas tendências de alta seguidas de fortes crises, percebam a imagem abaixo retirada do painel eletrônico da enfoque, onde temos um canal de alta formado no inicio de 64 que segue sendo respeitado até os dias de hoje.

Podemos ver um movimento ainda maior se visualizarmos o Índice Dow Jones nos últimos 100 anos.

Esses movimentos de alta de longo prazo do mercado, podem ser explicados por algum motivo?

Na minha opinião sim, são explicados pela natureza de nossa sociedade capitalista. Pense comigo, se investir em empresas e no setor privado não for algo lucrativo, os investidores irão preferir deixar seu dinheiro em investimentos “sem risco” como títulos do governos ou produtos de renda fixa.

Por essa razão naturalmente por assumir riscos de investir na renda variável, os investidores esperam ter um lucro maior do que os lucros obtidos pela renda fixa, caso isso não ocorra, temos um colapso no sistema capitalista, porque não vale a pena para os investidores/empreendedores investir/empreender.

Por isso se você acredita na sociedade capitalista, então você acredita que a longo prazo as tendências dos índices são de alta e que essa alta será maior do que os rendimento gerados em renda fixa.

Simples né?

Mas Rafael e se o sistema entrar em colapso, não seria melhor termos investido nosso dinheiro em renda fixa?

Provavelmente não, isso porque se o sistema entrar em colapso, os grandes bancos vão falir, os governos não conseguirão pagar sua dividas, provavelmente teremos guerras por todo o mundo que destruiriam todos os imóveis e o único investimento seguro nesses casos serial algumas pipetas de ouro escondidos debaixo do seu colchão, ou alguns diamantes escondidos dentro de seus dentes.

Então no final das contas o risco passa a ser sistêmico?

TEORICAMENTE SIM!

Mercados em tendência de baixa são mais direcionais

Outra teoria em que esta baseada a estratégia de hedge é que normalmente mercados em tendência de baixa, principalmente em grandes crises são extremamente direcionais.

Isso pode ser explicado pelos sentimentos mais primitivos que acabam tomando conta das pessoas nestes momentos de crise como o medo e desespero.

AS CRISES PARECEM SER ÓTIMAS OPORTUNIDADES?

Analisando as coisas nessa perspectiva parece ser extremamente interessante o uso de uma estratégia que tente explorar esses movimento direcionais das crises. Um dos melhores setups que eu conheço para fazer esse trabalho é a media móvel de nove, ou algum outro setup de impulso ou seguidor de tendência.

Enganando os custos de operação

Existem diversas estratégias que são altamente lucrativas no mercado, porem a maioria delas se encontra em dificuldades quando colocamos na ponta do lápis os custos operacionais e o slippage.

Por isso não seria legal tentarmos encontrar alguma forma de cobrirmos esses custos operacionais dentro de nossa operação. Pois bem isso é possível toda vez que entramos vendidos em algum contrato futuro e nos mantemos vendidos por pelo menos um dia.

Mas Rafael, como isso é possível?

Todo contrato futuro possui juros, quando você entra vendido você ganha os juros do contrato a medida que o tempo vai passando e quando entra comprado paga os juros.

Desta forma torna-se  possível que os juros do contrato futuro paguem pelos seus custos operacionais!

Temos uma diferença de 1250 entre o Ibovespa e o índice futuro no inicio do contrato, dia 15/02/2017.Ao final do contrato essa diferença de 1250 não existirá mais. Ao fazermos o calculo, percebemos que na media ganhamos quase 30 pontos por dia por contrato vendido no índice futuro, isso nos da uma margem muito boa, principalmente em estratégias de swing trade, onde ficamos em media posicionados mais de 3 dias por operação, gerando quase 100 pontos por contrato por trade.

OBS: Cada estratégia varia o seu tempo médio posicionada no mercado, vamos assumir uma media de 3 dias de swing trade nesse artigo.

1250/42 = 29.7 Pontos por dia útil

Porque comprar Bova11

Esse é o ponto que é bastante controverso e cada um pode fazer da maneira que preferir, temos duas opções na hora de montarmos um carteira de ações.

1- Criar uma carteira de açoes minha (carteira de dividendos, small caps, blue chips, etc)

2- Compra um ETF que simula um indice (Bova11, etc).

Para mim faz mais sentido comprar um ETF, por vários motivos, vou citar alguns deles.

  • Diversificação barata
  • Preço médio sem medo
  • Hedge perfeito com o índice
  • Teoria dos mercados eficientes
  • Aposta no capitalismo e não em empresas especificas
  • O risco passa a ser sistêmico

Setup da Media Móvel de 9

  • Nenhuma otimização
  • Operações somente em tendência de baixa
  • Swing trade
  • Setup de impulso, perfeito para pegar movimentos direcionais e com alta volatilidade

Estratégia de compra de novas Bova11

Para finalizar nosso artigo, vamos falar um pouco da estratégia usada na compra de novos lotes de Bova11 assim que nossa estratégia de hedge permitir aumentar nossa posição.

Eu particularmente me permito usar uma estratégia extremamente subjetiva para fazer isso, gosto de usar principalmente o sentimento do mercado para tomar minha decisão, literalmente fazendo preço médio após grandes quedas e aproveitando o sentimento exagerado de medo e desespero dos outros player do mercado.

Basicamente uso essas informações para criar um “big picture” do mercado e tentar comprar em possíveis fundos.

  • Medo generalizado no mercado
  • Noticias gatilho
  • Sinal de exaustão
  • Suportes

Um belo exemplo desse tipo de movimento foi o ultimo fundo do Ibovespa, que foi gerado dentro de um momento de aumento de risco no mercado, principalmente ocasionado pelos testes nucleares realizados pela Coreá do Norte no dia 4 de janeiro de 2016.

Rafael ultima pergunta, não seria arriscado demais fazer preço médio nestes momento de mercado?

Sim é arriscado sim!, mas cada um pode escolher a sua estratégia como preferir. Eu me sinto mais seguro com o fato de estar trabalhando com Bova11, por estar extremamente diversificado com a carteira do IBOVESPA e ter um hedge perfeito ligado no índice futuro, isso acaba me acalmando um pouco nesses momentos e me deixa com o sangue mais frio para a tomada de decisão.

O CONTEÚDO APRESENTADO NESTE WEBSITE NÃO SE TRATA DE RECOMENDAÇÃO, INDICAÇÃO E/OU ACONSELHAMENTO DE INVESTIMENTO, SENDO ÚNICA E EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO INVESTIDOR A TOMADA DE DECISÃO. NÃO RECOMENDAMOS OU SUBENTENDEMOS NADA SOBRE O FUTURO DESEMPENHO DE QUALQUER SISTEMA OU TECNOLOGIA. O INVESTIDOR DEVE CONSULTAR SEU PRÓPRIO ASSESSOR OU CONSELHEIRO JURÍDICO, TRIBUTÁRIO, REGULATÓRIO, TÉCNICO, DE NEGÓCIOS, DE INVESTIMENTOS, FINANCEIRO E CONTÁBIL, NA MEDIDA EM QUE JULGAR NECESSÁRIO, PARA ASSESSORIA NA ESCOLHA E DEFINIÇÃO DE SOFTWARES, PLATAFORMAS, ROBÔS, ALGORITMOS, ESTRATÉGIAS E SETUPS. OS ROBÔS DA METAROBÔS SÃO TOTALMENTE PARAMETRIZÁVEIS CONTENDO CENTENAS DE PARÂMETROS E ESTÃO NA CLASSE DE ROBÔS INVESTIDORES “WHITE BOX”, CABENDO A CADA USUÁRIO A TOMADA DE DECISÃO DA ESTRATEGIA OU SETUP QUE VAI AUTOMATIZAR NO ROBÔ. Copyright 2020 - MetaRobôs - All Rights Reserved

CONTACT US

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Enviando
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?