Uma das maiores qualidades que um trader pode ter, é identificar com eficiência quando o mercado está andando de lado e quando está em tendência.
Isso porque algumas estratégias ganham muito bem quando o mercado está de lado e outras estratégias perdem muito nesse caso, já outras ganham muito bem quando o mercado está em tendência e perdem muito quando o mercado começa a andar de lado, os chamados seguidores de tendência.
De forma discricionária/manual existem algumas formas de você conseguir identificar se o mercado anda de lado ou em tendência, por exemplo:
1- O uso de figuras gráficas:

2- Médias móveis:
Médias móveis muito distantes demonstram que o mercado está em tendência, assim como médias móveis se cruzando o tempo todo demonstram que o mercado está lateral.


3- Análise discricionária do gráfico por traders experientes também possibilita identificar se o mercado está andando de lado ou se está em tendência.

Formas Objetivas
1- Modelo de Dow
Agora vou te ensinar duas formas objetivas que você pode utilizar em suas estratégias e em seus testes para você identificar se o mercado está andando de lado ou em tendência.
A primeira delas vem do pai da análise técnica, Charles Dow e consiste em você utilizar os rompimentos dos pivôs para identificar quando o mercado pega a tendência.

Exemplo de topos e fundos ascendentes

Tendência de baixa por Dow: Topos e fundos descendentes.
Exemplo de topos e fundos descendentes

Tendência Lateral: Topos e fundos sem direção.
Exemplo de mercado sem direção por Dow

A técnica de Charles Dow é muito boa para identificar principalmente se o mercado está em tendência de alta ou baixa, mas quando o mercado fica lateral ela nos ajuda identificar principalmente momentos que o mercado fica bastante randômico, demorando um pouco para mostrar quando o mercado entra de lado realmente.
Tendo em vista que cada estratégia tem seu timing e que temos que adaptar os momentos de mercado ao nosso setup para saber se estamos de lado ou não, acaba sendo necessário encontrar uma forma de identificar a lateralidade do mercado de forma dinâmica.
2- Como identificar se o mercado está de lado ou está em tendência com o BirdBox
Por isso acabei desenvolvendo um outro indicador, que tem a capacidade de identificar com grande precisão quando o mercado está andando de lado e quando o mercado pega tendência. Este é a segunda forma objetiva.
O nome desse indicador se chama Birdbox, é de minha autoria e está disponível tanto no robô Titan como no Robot Hood.
Basicamente, ele calcula a volatilidade junto com a amplitude das máximas e mínimas dos preços e assim consegue nos dizer se uma determinada formação de preço do mercado está andando de lado ou está em tendência.
Um detalhe interessante desse indicador, é que você pode tanto escolher por buscar por formações de lado muito curtas (como são pequenas estruturas de lado) ou por grandes estruturas (grandes figuras gráficas)


No caso da tendência, também podemos selecionar somente um movimento ou perna direcional ou uma grande tendência como filtro..


Os setups osciladores trabalham com a lógica contraria dos seguidores de tendência nesse quesito.
Por isso esse tipo de indicador pode trabalhar como filtro, ou como fonte de identificar exatamente os pontos fortes e fracos do seu setup.
Exemplos de setups:
Exemplo de indicador como filtro de setup Oscilador:



E aí pessoal, um grande abraço!
Quem tiver interesse no curso, por favor preencha a pesquisa que estamos avaliando o que gostariam de ver no curso, quais são as coisas que mais se interessariam de estar assistindo, para que possamos adaptar ao curso da melhor forma possível.
Pesquisa Clique Aqui